SOBRE
Jornalismo e Fotografia
Desde 2008, escrevo nas editorias de viagens e entretenimento de variados veículos de comunicação do Brasil.
Atualmente, sou editor do Viagem em Pauta, site de notícias de viagens que produz conteúdo jornalístico para os portais Terra e MSN.
Tenho matérias publicadas nos três principais jornais do país: O Globo (Boa Viagem e Segundo Caderno+), Folha (Viaja sãopaulo) e Estadão (Viagem, Caderno 2 e Paladar).
Na internet, colaborei em portais de notícias como IG, Catraca Livre e UOL.
Como colaborador, passei também por publicações como GQ, RG, Cool Magazine, Raça Brasil, Leituras da História, Aventuras da História, Inesquecível Lua de Mel, Wine (ed. Trip), Nova Cosmopolitan, Pais & Filhos, além de elaboração de guias dos especiais da Editora Abril (Guia Quatro Rodas, Viagem & Turismo e site Viaje Aqui).
Ainda no jornalismo impresso, tenho textos em revistas especializadas (The Traveller, Viajar pelo Mundo, Viagem & Turismo, Viaje Mais, Hotel News, Top Destinos, Iate e Host & Travel) e revistas de bordo (Avianca, Gol e TAP).


quase 50
3x
jornalista premiado (2x com o prêmio da ETC - European Travel Commission - e III Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis", no Pará, na categoria Jornalismo Impresso.
países visitados


Viagens
Já coloquei os pés em todos os continentes do planeta (todos, inclusive na Antártica), mas meu passaporte sempre tem espaço para mais um carimbo.
Entre as viagens internacionais como jornalista, destaco destinos como a Groenlândia, Islândia, Eslovênia, Bósnia, Namíbia, África do Sul, Taiwan, Hong Kong e Tasmânia (Austrália).
No Brasil, estive em locais como Terra Ronca, Vale do Catimbau, Serra do Roncador, sertão da Paraíba e diversas vezes na Amazônia, entre elas, como jornalista e fotógrafo da banda Mawaca, durante a turnê "Cantos da Floresta".


foto: Edu Pimenta
Livros
Em agosto de 2023, lancei meu livro de estreia, "Os crepúsculos não cabem no mundo" (editora Patuá), obra com prefácio de Ignácio de Loyola Brandão, onde conto detalhes das viagens do poeta e escritor Mário de Andrade, no Brasil e no Peru.
“Há anos, muitos anos, que eu não deparava com um estudo tão diverso e cativante como este de Eduardo Vessoni.
Principalmente porque é um texto delicioso de ler, sem ter uma linguagem cifrada, com os jargões acadêmicos, vocabulário inacessível, destinado a estreito círculo.
Na verdade, é um texto prazeroso que Mário de Andrade adoraria ler porque nos prende e vai nos revelando um Mário inusitado."
(Ignácio de Loyola Brandão)


Formação
Sou graduado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em 1998; especialista em ensino e aprendizado de língua espanhola pela PUC-SP (2002); e mestre em Análise do Discurso pela FFLCH-USP (2007).
Atualmente, sou doutorando no programa de língua espanhola da FFLCH-USP, onde pesquiso, discursivamente, relatos de mulheres e homens viajantes do século XIX.